sábado, 22 de novembro de 2008

O Apartheid

Além da destruição dos povos e suas culturas, houve na África o racismo, sendo de grande intensidade na África do Sul com a política de segregação racial, o apartheid.
Isso ocorreu a partir de 1911, onde ingleses e as populações brancas nascidas na África (os africâners) queriam o domínio sobre a população negra.Em 1948 teve início o regime de segregação racial, o apartheid, com a chegada ao poder do Partido Nacional. As leis impostas aos negros foram:
não tinham participação política;
não podiam ter os empregos com melhor remuneração;
tinham que viver em áreas longe das residências dos brancos;
não tinham acesso à propriedade de terra.
Começaram a haver resistências. Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano (CNA), organiza oposições ao governo.Muitos negros foram mortos quando faziam manifestações. Nelson Mandela acabou preso em 1962.
Depois de disputas pelo fim do regime, este começou a se enfraquecer.Outras nações fizeram pressão para o fim do apartheid, o que fez por desestabilizar a economia africana.
O governo necessitava de mudanças, e em 1987 o Partido Nacional não consegue votos suficientes para continuar no poder.O novo presidente Frederik de Klerk revoga as leis do apartheid.
Nelson Mandela foi solto em 1990 e voltou a dirigir a CNA. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993 junto com Frederik Klerk, e em 1994 foi eleito presidente pelo CNA.

Nenhum comentário: